domingo, 15 de maio de 2011

Resenha Foo Fighters- Wasting Light

Quatro anos após o lançamento do cd  Echoes, Silence, Patience & Grace Dave Ghrol & cia estão de volta com o melhor álbum da carreira do Foo Fighters. Cercado de muita expectativa, tanto por parte da imprensa, como dos fãs, afinal trata-se da reunião os sujeitos responsáveis pelo álbum mais significativo dos anos 90 (Nevermind do Nirvana) Dave Ghrol, Krist Novoselic e o produtor Butch Vig. O álbum tem influências dos projetos que Ghrol andou participando como por exemplo o Queens of The Stone Age e o mais recente Them Crooked Vultures. Esqueça o papo de  Ghrol que disse que o cd teria uma sonoridade de grupos como o ABBA, que ele andava escutando bastante. Logo na primeira faixa, "Burning Bridges" a banda mostra a que veio. A faixa tem uma sonoridade semlhante a do álbum One By One de 2002. A música seguinte, "Rope" lembra bastante o som do Queens of The Stone Age. O álbum segue, com a faixa "Dear Rosemary" que é uma música típica do Foo Fighters que caberia facilmente no cd There Is Nothing Left to Loose de 1999. "White Limo", a música seguinte surpreende pelo peso e pleo vocal gritado de Ghrol. O clipe ( bastante divertido, por sinal) conta com a ilustre presença de ninguém mais ninguém menos que Lemmy Kilmister do Motörhead.

Outros destaques são as faixas "These Days" que, por sinal lembra bastante a canção "Times Like These" também do One By One. Mas talvez, os maiores destaques sejam as participações especiais do vocalista da banda Hüsker Du, Bob Mould em "Dear Rosemary" e claro, do velho companheiro de Ghrol dos tempos de Nirvana, Krist Novoselic tocando baixo em " I Should Have Known".

Após 15 anos de estrada, o que Dave Ghrol  mais queria era se livrar da sombra do Nirvana e que as pessoas reconhecessem o Foo Fighters. Resgatando elementos do seu glorioso passado com a banda de Seattle, ao trazer de volta Butch Vig, Krist Novoselic e também o guitarrista Pat Smear ( que fez parte do Nirvana no final da banda durante a turnê do álbum In Utero) ele se livra das amarras que o prendiam á sua antiga banda e mostrar que o Foo Fighters pode ter um futuro  tão brilhante quanto o Nirvana.