quarta-feira, 15 de junho de 2011

Crítica Thor

Confesso que esperava mais desse filme. Como parte de preparação para um dos filmes mais aguardados de 2012,Os Vingadores, a Marvel resolveu dessa vez, fazer algo diferente das últimas produções da casa das idéias ( como é chamado o estúdio) que focaram mais a parte científica. Esse Thor, por outro lado vai mais para o fantasioso,para o lado mágico.

O filme, conta a história de Thor, filho de Odin, que é o príncipe de Asgard. Graças a um plano de seu meio-irmão Loki, ele é banido por seu pai e vai parar na Terra. Sem poderes ( incluindo aí o seu poderoso martelo Mijolnir) ele tem que se auto-descobrir a fim de reaver seu poder novamente.

No que diz respeito aos cenários, as partes do filme que se passam em Asgard são excelentes. Com uma excelente cenografia e figurinos, o diretor Kenneth Branagh criou um ótimo espetáculo visual. Porém, quando o filme sai de lá e começa a se passar na Terra, aí é que a coisa desanda. Apesar do esforço da talentosíssima Natalie Portman, as partes digamos "terrenas" do longa começam a ficar sem graça, devido as piadas da personagem de Kat Dennings.

Quanto as cenas de ação, volto a frisar... as cenas asgardianas são de tirar o fôlego, e merece destaque também a cena de luta entre os 3 guerreiros e o gigante Destrutor. O diretor poderia ter investido mais na ação, fazendo cenas que mostrassem realmente o verdadeiro poder de Thor. O filme peca bastante nesse aspecto.

Quanto as atuações, destacam-se claro, Sir Anthony Hopkins que, mais uma vez rouba a cena como Odin, além de Natalie, que fez bem o papel da cientista Jane Foster. Já o ator Chris Hemsworth, que interpreta o protagonista da trama, fez bem o seu papel, mas acho que o Deus do trovão deveria ser interpretado por Zakk Wylde ( ex-guitarrista da banda de Ozzy Osbourne) já que ele preenche todos os requisitos para ser um verdadeiro Viking. Faltaram também, diálogos mais rebuscados assim como o dos quadrinhos, visto que essa é uma marca registrada de Thor. Vale a pena destacar também a participação especial de Jeremy Renner no papel do Gavião Arqueiro.

Comparando com os filmes anteriores da Marvel, Thor está longe de ser um Homem de Ferro, digamos que está mais para um Quarteto Fantástico melhorado. Poderia ter sido melhor, mas vamos esperar que o próximo filme da casa de idéias, O Primeiro Vingador: Capitão América possa colocar novamente as coisas nos eixos, senão ficará difícil de se ter uma boa expectativa para o filme dos Vingadores.