quarta-feira, 30 de março de 2011

Realmente os filmes podem infuẽnciar alguém?

Olá pessoal!!!!!!!!! Outro dia fui assistir ao filme Trainspotting no cinema aqui da universidade onde sou estudante de Letras ( A UFV ou Universidade Federal de Viçosa, como preferirem) e antes da sessão começar, o psicólogo da divisão psicosocial da UFV, estava comentando o filme e ele disse algo que me fez pensar bastante e escrever esse post: Pode realmente um filme influênciar uma pessoa?

Pensando nisso, resolvi escrever o que eu penso à respeito desse assunto. Sempre que um filme causa uma certa polêmica, e acontecem fatos como um maluco invadir um cinema e metralhar qeum estava na platéia, ou estudantes atirarem contra seus colegas de sala, logo a grande mídia, procurando por um "culpado" resolve dizer que a culpa do fato ter acontecido é de um determinado filme. Quando citei anteriormente o fato do sujeito entrar numa sala de cinema e atirar contra quem estava lá, não sei se vocês se lembram, mas disseram isso depois que o cara assistiu ao filme Clube da Luta de David Fincher. Confesso que esse é um dos melhores filmes que já vi na minha vida, eu até brinco que depois que o assisti, minha vida mudou radicalmente. Mas não a ponto de querer atirar em alguém como o maluco fez.

De fato, tem filmes que quando a pessoa assiste, ela fica pensando: " Nossa, nunca vi um filme assim"e acredito que quando acontece esse típo de coisa, a pessoa deve sentir uma sensação boa. E acredito que, é isso que os filmes devem proporcionar aos espectadores. Eu mesmo quando assisti ao filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, fiquei um bom tempo em estado de choque ( não, eu não tive um piripaque) pois  não esperava que a película fosse ser tão boa quanto o seu antecessor Batman Begins.  Saí da frente do computador ( sim, porque quando fui TENTAR assistir o filme no cinema os ingressos já tinham acabado) totalmente pasmo com o que acabara de ver. Não saí de lá querendo ser o morcegão, pois eu sei que aquilo é só um filme, mero entreteinimento, e não a realidade.

As pessoas que cometem esse tipo de coisas, com certeza devem sofrer de algum distúrbio mental, ou então uma péssima educação por parte dos pais.  E, pelo fato de sofrerem de tais doenças, quando assistem a um determinado filme ficam achando que aquilo ali é real e que eles devem imitar os atos dos personagens daquele filme em questão, como no caso do cara que tentou assassinar o presidente norte- americano Ronald Reagan depois que assistiu Taxi Driver.

Para finalizar, quando a mídia diz que filme A ou B foi o responsável por determinada tragédia, isso aacaba por dar mais bilheteria para os produtores do longa, pois o público vai querem assistir ao filme se é aquilo tudo mesmo ou não. Quando forem ver um filme, por melhor que seja vão sabendo que aquilo ali é apenas um filme, cujo único objetivo é te entreter e , dependendo te fazer pensar sobre determinada coisa. Só não vá ao cinema ver um filme do Superman e depois de sair de lá pensar que vocẽ ṕode voar hein!!!!!

domingo, 20 de março de 2011

Crítica The Strokes- Angles

Cinco anos depois do lançamento do álbum " First Impressions of the Earth", o Strokes volta a cena com um álbum bastante experimental, bem diferente dos seus anteriores.A 1ª música , Machu Picchu já nos dá uma idéia do que está por vir. A faixa lembra bastante o som de bandas tipo anos 80  como Blondie, Duran Duran, etc. A música seguinte Under Cover of Darkness, que por sinal é a música de trabalho desse novo cd já traz de volta a sonoridade do álbum de estreia " Is This It" e tem um refrão que com certeza não sairá da cabeça de muita gente. Outros destaques são as faixas You're so Right já disponibilizada pela banda antes mesmo do lançamento. As experimentações de Casablancas & cia continuam na canção Two Kinds of Happiness, que mescla o rock n' roll da banda e influência clara de Talking Heads.


No geral, Angles é um bom álbum da banda que precisa ser ouvido diversas vezes para ser assimilado. Mesmo não sendo tão Rock n " Roll quanto os anteriores, merece ser ouvido e apreciado. Segue ai o primeiro clipe extraido desse novo trabalho, o da música Under Cover of  Darkness:

quinta-feira, 10 de março de 2011

Os 10 Melhores filmes baseados em HQ"S

Olá galera!!!!!! Como esse ano temos bastante filmes baseados em HQ's, resolvi listar aqueles que eu considero como os 10 melhores filmes baseados em HQ"s de todos os tempos. Claro que, como toda lista sempre causa polêmica a minha não poderia ser diferente. Enfim, espero que gostem e que dêem a sua opinião. P.S: No final de cada um tem os trailer dos filmes.

10º LUGAR: SUPERMAN: O FILME (1978)
Para começar essa lista, não poderia faltar a 1ª aventura do Homem de Aço. O filme que catapultou o então desconhecido Christopher Reeve para o estrelato. O filme, dirigido por Richard Donner, conta com um ótimo elenco que tem Gene Hackman no papel do arqui-inimigo do herói, Lex Luthor. Além dele, temos também a atriz Margot Kidder , que faz o papel de Lois Lane. O que faz esse filme ser considerado como uma das melhores adaptações de filmes baseados em quadrinhos é a sua fidelidade aos quadrinhos criados por Joe Shuster e Jerry Siegel. Como não esquecer da cena em que ele salva Lois caindo do prédio e também da clássica música tema criada pelo mago John Williams que todo mundo assobia até hoje?








9º LUGAR: X-MEN (2000)


Esse filme pode ser considerado como o filme que fez o público e os executivos de Hollywood começarem a olhar as adaptações de quadrinhos com outros olhos. Após terem lançado o bom  Blade: O Caçador de Vampiros em 1998, a Marvel resolveu  apostar as suas fichas no filme baseado nos mutantes criados por Stan Lee. Para um filme que teve diversos problemas durante a sua filmagem, tais como orçamento reduzido ( de 90 milhões foi reduzido para 60), a película teve uma bilheteria assombrosa rendendo cerca de 300 milhões de bilhereria. Foi também o 1º filme de Hugh Jackman, que ficou com o papel depois que o ator Dougray Scott, que originalmente faria o papel do mutante Wolverine, se machucou durante as filmagens de Missão; Impossível 2, na qual ele faz o vilão do filme, Sean Ambrose. Esse filme abriu as portas para outras produções e também preparou a Marvel para dar o seu pulo do gato com a produção seguinte.





8º LUGAR: HOMEM-ARANHA (2002)


O pulo do gato da Marvel. Depois do sucesso de X-Men, era chegado a hora de finalmente sair o tão esperado filme do herói mais adorado por todos, o Homem-Aranha. A produção, dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire, que venceu nomes como Freddie Prinze Jr e outros astros teens como Leonardo Dicaprio pelo papel do cabeça de teia. O filme foi a maior bilheteria do ano de 2002 com US$ 403 milhões, sendo que desses 403, 114 foi conseguido no fim de semana de estréia, façanha superada somente por Piratas do Caribe: O Baú da Morte em 2006. O filme é considerado como uma das maiores bilheterias da história com impressionantes US$ 822 milhões. O único ponto fraco do filme é o traje do vilão, Duende Verde, que mais parece ter sido retirada do seriado japonês Jaspion








7º LUGAR: HOMEM-ARANHA 2 ( 2004)




A continuação do sucesso de 2002, é ainda melhor que o seu antecessor. Com uma trama escrita por Alfred Gough e Miles Millar ( os criadores do seriado Smallville) e com o retorno de praticamente todo o elenco do original, o filme apresenta o aracnídeo enfrentando um novo vilão, o Dr. Octopus. Com cenas de ação de tirar o fôlego, como os combates com o vilão citado acima, o  filme é considerado como uma das melhores continuações da história , pois é raro uma sequência conseguir ser superior ao original. O filme, inclusive ganhou o Oscar de efeitos especiais em 2005.










6º LUGAR: BATMAN BEGINS (2005)


Quem diria que depois do desastroso Batman & Robin de 1997,nós veríamos outro filme do homem-morcego? Com a idéia de apagar da memória dos espectadores a série de filmes lançados durante os anos 90, a Warner resolveu começar a franquia do zero e para isso chamou o talentoso Christopher Nolan, que até então havia feito dois ótimos trabalhos, Aminésia e Insônia. Esse filme é exatamente o que a franquia precisava, ou seja, um filme que mostrasse o Batman do jeito que ele realmente é, sem piadas do tipo bat cartão de crédito ( de onde tiraram essa piada ridícula???) e com um elenco de respito com nomes como Gary Oldman ( comissário Gordon), Morgan Freeman ( Luscius Fox),Michael Caine ( Alfred) e Liam Neeson ( Rá's Al Ghul). Christian Bale fez desse Batman, a melhor encarnação do herói até hoje pois ele soube dosar bem os dois papeis: O do milionário Buce Wayne e do seu alter-ego, Batman. O resultado dessa aposta do estúdio em recomeçar a franquia foi simplesmente um filme brilhante.




5º LUGAR: X-MEN 2 ( 2003)




A seqüencia do filme de 2000 foi bem melhor do que seu antecessor nas bilheterias rendendo cerca de  407 milhões no mundo todo. Com mais dinheiro, dessa vez o diretor Bryan Singer pôde fazer o filme do jeito que deveria ser, ou seja com mais ação do que o anterior com uma trama melhor, o filme mostra os mutantes liderados pelo professor Charles Xavier (interpretado por Patrick Stewart) tendo que unir forças com seu maior inimigo, Magneto ( Sir Ian McKellen) contra um inimigo em comum, o general William Stryker ( Brian Cox) que quer destruir todos os mutantes da terra. Pena que o seu sucessor não fez jús a franquia.









4º LUGAR: HOMEM DE FERRO (2008)


Esse foi o 1º filme lançado pela Marvel Studio. Depois do sucesso de diversos filmes, tais como as franquias X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, a Marvel se tornou um estúdio próprio e resolveu produzir seus próprios filmes. O primeiro dessa nova fase foi o do Homem de Ferro, um personagem do chamado "segundo escalão" da editora. O papel do milionário Tony Stark, que sofre um atentado e fica com estilhaços de granada presos ao seu coração, caiu como uma luva para Robert Downey Jr, que parece estar interpretando a si mesmo tamanha a semelhança com o personagem. O filme foi uma das maiores bilheterias de 2008 e que abriu caminho para outras produções da Marvel que invadiram ( e que ainda invadirão) os cinemas nos próximos anos.









3º LUGAR: KICK-ASS:QUEBRANDO TUDO (2010)




Tá ai um filme que mesmo não sendo sobre super-heróis merece estar em qualquer lista sobre filmes baseadas em HQ's. O filme, baseado numa HQ escrita por Mark Millar conta a história  de Dave Lizewski que tem um sonho de se tornar um super-herói. O filme foi a grande surpresa de 2010 por se tratar de uma premissa simples: Quem um dia, nunca sonhou em ser um herói? Combater o crime, etc. Mas o grande destaque do filme chama-se Hit-Girl ( interpretada com maestria pela jovem atriz Chlöe Grace Moretz). Ela  faz com que a sua personagem na cena do apartamento, deixe a Beatrix Kiddo de Kill Bill parecer uma amadora. Outro destaque é Nicolas Cage, que faz o pai da Hit-Girl, o Big Daddy. Dentre as bombas que Cage anda fazendo ultimamente, esse é sem dúvida o seu melhor papel.






2º LUGAR: WATCHMEN (2009)


Tá ai um filme que muita gente gostou e também muita gente odiou. Talvez por não terem entendido bem a história, pois esse ai não é um filme convencional. Adaptado da obra de Alan Moore, Watchmen é um dos marcos na história das HQ's, junto com O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Zack Snyder, que já havia dirigido outra adaptação de quadrinhos, 300  ( que infelizmente não está  lista, mas que claro tem seu lugar entre as adaptações) procurou ser o mais fiel possível a obra de Moore. Muitos disseram que o filme era curto demais, que não dá p/ contar a história em duas horas e meia e por ai vai. Realmente, se fosse p/ ter tudo o que acontece nos quadrinhos, teria que ser pelo menos uma minissérie, mas dentro do que ele se propôs a fazer, Snyder fez um belo trabalho. destaque para as atuações de Jeffrey Dean Morgan ( da série Supernatural) e de Jackie Earle Haley no papel do psicopata do grupo , Roschach. Graças a esse filme, Haley pode fazer o papel de um ícone do cinema de horror dos anos 80, Freddy Krueger, no regular remake de A Hora do Pesadelo em 2010.









1º LUGAR: BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS ( 2008)


E para finalizar esse Top 10, não poderia faltar um dos melhores filmes  não só de HQ's mas também de ação de todos os tempos. difícil dizer o que ainda não foi dito sobre esse filme. Nolan surpreendeu a todos ao fazer uma continuação tão espetacular quanto o primeiro filme. A película por pouco não bateu o recorde pertencente até então a  Titanic. O que dizer da magnífica performance do finado Heath Ledger, que não só interpretou, mas também FOI o Coringa. Esse fime pode tranquilamente figurar entre as melhores sequências de todos os tempos. O filme prende o espectador na poltrona  do primeiro até o último minuto de projeção, e olha que são duas horas e meia de pura ação. O Cavaleiro das Trevas pode muito bem ser considerado também como um ótimo filme de máfia. A única diferença é que o personagem principal é o Batman. Confesso que esse foi um dos poucos filmes que me deixou completamente atônito. Saí da frente do computador (Tive que ver o filme no PC porque noi dia em que fui ver o filme no cinema , os ingressos já tinham esgotado-se)  sem acreditar no que acabara de ver. Enfim, um filme para entrar para a história do cinema





E por enquanto é isso ai pessoal. Claro que tem filmes que poderiam facilmente entrar nessa lista como 300, Sin City mas ai eu teria que fazer sei lá um Top 20, mas fica p/ próxima. Espero que tenham gostado da lista e não deixem de comentar.







sexta-feira, 4 de março de 2011

Revivals: O Mundo ainda precisa dessas bandas?

Olá pessoal!!!!!!! Outro dia estava lendo uma matéria do jornalista e crítico musical Régis Tadeu ( colunista da revista Guitar Player) sobre algumas bandas que anunciaram o retorno às atividades nos últimos anos e desde então fiquei pensando: Será que ainda precisamos dessas bandas? Vou analisar nesse post algumas bandas que voltaram á ativa de uns anos p/ cá e se elas ainda são necessárias na atual cena músical. Vamos à elas:

ALICE IN CHAINS


Após  longos anos de hiato, a banda voltou à ativa em 2005 com um show em prol das vítimas do Tsunami que devastou a Ásia e que contou com a presença de diversos músicos convidados como Wes Scatlin ( Puddle Of Mudd), Maynard James Keenan ( Tool) e Patrick Lachman ( Damageplan) nos vocais. De lá p/ cá, eles se reuniram com o vocalista William DuVall, que assumiu os vocais substituindo o finado Layne Staley, falecido em 2002. Muita gente criticou a banda dizendo que DuVall não era um substituto à altura de Staley, mas ele provou que tinha carisma e que podia dar conta do recado. Em 2009, eles lançaram o ótimo àlbum Black Gives Way To Blue que surpreendeu muita gente que achava que eles não poderiam fazer um àlbum tão bom quanto os clássicos lançados nos anos 90.

Os caras mostrarm que ainda são necessários na cena musical e que o público estava sentindo falta de bandas como essa, e que venham mais e mais álbuns.

LIMP BIZKIT




Tá ai uma banda que não sei por que raios tinha de voltar. Os caras tão gravando um novo àlbum desde o ano passado, intitulado Gold Cobra que parece que sai esse ano. Ninguém mais aguenta mais o Fred Durst, mas parece que ele não percebe que o cenário musical é outro, totalmente diferente de 10 anos atrás, quando a sua banda tocava exaustivamente nas  rádios. Uma das músicas desse novo cd, "Shark Attack" inclusive é uma cópia descarada de outra música da prórpia banda, " Break Stuff". Tudo na música é idêntica, desde o riff inicial até o refrão.
Mesmo contando com o retorno do guitarrista original, Wes Borland, nem assim dá p/ engolir o som dos caras. Se pelo menos, voltassem p/ fazer um som pelo menos mais moderno, ainda ia, mas voltar p/ fazer exatamente a mesma coisa ai já é demais.

CREED


Mais uma banda que não deveria ter voltado. Depois de alguns anos separados, o vocalista Scott Stapp, resolveu pedir desculpas aos seus ex-companheiros de banda e resolveu botar o Creed de novo na ativa. Os caras lançaram um cd bem fraco intitulado Full Circle em 2009. Bem fizeram os seus ex-companheiros de banda ao montar o Alter Bridge, logo após o fim do grupo. Embora, algumas músicas do AB lembrem bastante o Creed, o grupo é bem mais pesado e conta com um excelente vocalista ( Myles Kennedy), ao contrário do Creed, que tem um vocal bastante enjoativo, embora o instrumental seja bom. Tanto é, que Stapp parece ter tentado incorporar alguns elementos do som do Alter Bridge no Creed, mas porém sem sucesso. Como eu disse anteriormente, os caras nem deveriam ter voltado. Deixe os caras continuarem com o Alter Bridge, que é muito melhor e mais pesado  e que tem tudo p/ fazer até mais sucesso do que o prórpio Creed.


FAITH NO MORE




Tá ai uma banda bacana que fez um breve e excelente retorno em 2009. Depois de 11 anos sem se apresentarem juntos, Mike Patton & cia resolveram fazer uma bem-sucedida turnê de reunião que inclusive, passou pelo Brasil em 2009, lugar onde eles já tocaram diversas vezes e que tem uma enorme admiração pelo público daqui. Quando todos pensaram que após essa turnê eles gravariam um cd de inéditas, eles nos surpreenderam ao anunciar a despedida definitiva dos palcos ano passado fazendo o seu último show no Chile, lugar onde segundo o baixista Billy Gould, tem um dos  públicos mais insanos que a banda já viu até hoje.

É uma pena que eles tenham decidido encerrar as atividades definitivamente, pois penso que se tivessem continuado poderiam fazer um som matador, já que hoje em dia não há bandas como eles.

STONE TEMPLE PILOTS


Outra banda que felizmente voltou à ativa. Em 2008, os caras resolveram voltar e fazer músicas novas, mesmo com o vocalista Scott Weiland  ainda no Velvet Revolver. Depois de Weiland discutir e sair do Velvet, o STP saiu em turnê e, no ano passado lançou um álbum, intitulado Stone Temple Pilots, que muita gente gostou e muita gente odiou, por não ser como os àlbuns lançados nos anos 90.  O cd é como se fosse uma continuação do àlbum anterior, Shangri là Dee Dá, lançado em 2001. Ou seja, é um ótimo cd. O grupo passou pelo Brasil em dezembro do ano passado na turnê desse cd, e fizeram  shows excelentes em SP, RJ e POA.Tomara que a banda continue na ativa por mais alguns anos lançando mais trabalhos tão bons quanto esse.

SOUNDGARDEN




Outro retorno bastante esperado pelos fãs do som de Seattle. Desde que a banda anunciou a separação em 1997, muito se falou sobre um retorno do grupo. De lá p/ cá, alguns membros da banda se envolveram em diversos projetos. O vocalsta Chris Cornell saiu em carreira solo e em 2001 montou o Audioslave, com os membros do Rage Against The Machine. O batera Matt Cameron foi para o Pearl Jam,onde está até hoje. O guitarrista Kim Thayil, participou de vários projetos, inclusive o Probot de Dave Ghrol ( vocalista e guitarrista do Foo Fighters). Já o baixista Ben Sheperd saiu em turnê com Mark Lanegan ( ex-vocalista do Screaming Trees) em 2005 e desde então pouco se ouviu falar dele. No ano passado, finalmente a banda voltou a ativa e fez alguns shows em festivais como o Lollapalooza.
Esse ano, a banda lançou um DVD ao vivo e está em estúdio preparando um cd de inéditas para ser lançado até o final do ano. Vamos esperar por que com certeza deve vir coisa muito boa ai.

SYSTEM OF A DOWN


Mais uma banda que anunciou recentemente o retorno as  atividades. A banda estava separada desde 2006, quando acabou a turnê dos àlbuns Hypnotize e Mesmerize. Depois disso, cada um participou de vários projetos. O vocalista Serj Tankian está em uma bem-sucedida carreira solo e já lançou dois cds. Os outros membros da banda, como o guitarrista Daron Malakian e o batera John Dolmayan montarm o Scars on Broadway e o baixista Shavo Odadijan se tornou DJ de uma banda chamada Achozen. No  final do ano passado anunciaram o retorno e uma turnê que os fãs esperam ansiosamente que passe pelo Brasil. Os caras inclusive estão muito bem cotados para tocarem em dois festivais por aqui: O Rock In Rio e o SWU.

Como uma das bandas que mais se destacou no meio do chamado Nu-metal, pelo som diferenciado que faziam, os caras fazem falta por serem altamente politizados e, nos dias de hoje precisamos de mais bandas assim.

RAGE AGAINST THE MACHINE


E para finalizar esse post sobre retornos de bandas nada melhor que falar sobre uma das mais polêmicas bandas de todos os tempos: O Rage Against The Machine. Desde que se separaram em 2001, os membros da banda se envolveram em diversos projetos. Os membros remanescentes se juntarm ao vocalista Chris Cornell em 2001 e montaram o Audioslave. A banda lançou 3 álbuns ( Audioslave em 2002, Out of Exile em 2005 e por último, Revelations em 2006),mas em 2007 depois de brigas entre os integrantes, o grupo acabou. Já o vocalista Zack de La Rocha, só lançou um cd de um projeto chamado One Day as A Lion em 2008 e trabalhou com o DJ Shadow. Mas em 2008, os caras se reuniram e resolveram sair em turnê.

No ano passado, depois de anos de tentativas frustradas de tentarem trazer os caras p/ tocarem por aqui, finalmente o público brasileiro pôde ver os caras ao vivo no festival SWU. Os caras fizeram um show simplesmente destruidor, fazendo com que o público presente no local  derrubasse a grade de proteção e quebrasse o equipamento do canal Multishow que transmitia o show dos caras.Eles disseram que irão gravar um cd de inéditas provavelmente esse ano ainda

Quando anunciaram o seu retorno, Zack de la Rocha disse ao público que o Rage precisava voltar e que o mundo precisava deles. Em tempos de crise econômica, informações sigilosas vazando na net e guerras sem o menor sentido ( como a do Iraque), os caras mais uma vez irão  incomodar muita gente ao expor o que está errado no mundo e fazer aquilo que sabem fazer melhor, ou seja música boa e pesada com letras protestando contra toda a merda que rola  por ai hoje em dia.