segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011

Olá a todos!!!! Ontem como vocês sabem aconteceu a entrega do Oscar 2011 e mesmo com a apresentação dos atores James Franco e Anne Hathaway, que até se esforçaram para tirar a premiação da monotonia total, o resultado foi o esperado. Para a infelicidade de muitos ( incluindo a minha) e felicidade de alguns, o filme O Discurso do Rei foi o grande vencedor da noite levando para casa 4 estatuetas: Melhor Filme,Ator ( Colin Firth), Diretor ( Tom Hooper) e Roteiro Original.  O longa, A Origem, como era de de se esperar, levou diversos prêmios técnicos: Efeitos Especiais, Fotografia, Mixagem e Edição de Som. Já o badalado  A Rede Social saiu da premiação com 3 estatuetas: Roteiro Adaptado,Melhor Trilha Sonora e Melhor Montagem
Confira ai os vencedores e o meu comentário sobre cada vencedor:

MELHOR FILME:
O DISCURSO DO REI
Essa p/ mim foi a surpresa da noite. Confesso que fiquei decepcionado pelo fato do filme ter levado a estatueta para casa. Esperava que A Rede Social levasse o prêmio, mas fazer o que né? Coisas da academia.

MELHOR DIRETOR:
TOM HOPPER-  O DISCURSO DO REI


Outra vitória que me surpreendeu. O novato Tom Hopper em sua primeira indicação, levou também a sua primeira estatueta. Esperava que dessa vez, David Fincher saísse de lá vencedor, mas como o filme foi perdendo fôlego com o passar do tempo e o filme de Hooper ganhando força nas premiações foi um resultado esperado.

MELHOR ATOR:
COLIN FIRTH- O DISCURSO DO REI


A vitória de Firth era dada como certa, embora Bridges tenha feito uma excelente interpretação em Bravura Indômita e Eisenberg tenha sido magistral na sua interpretação de Mark Zuckerberg em A Rede Social.


MELHOR ATRIZ:
NATALIE PORTMAN-  CISNE NEGRO


Natalie era, disparada a favorita para levar o prêmio,mas também se Jennifer Lawrence também tivesse ganho não seria nada mau.

MELHOR ATOR COADJUVANTE:
CHRISTIAN BALE- O VENCEDOR


Bale tinha mesmo que levar essa estatueta para casa. Sua performance no filme como um ex-boxeador viciado em crack está sensacional.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
MELISSA LÉO- O VENCEDOR


A interpretação visceral de Melissa Léo  como uma mãe totalmente desequilibrada em  O Vencedor, merecia mesmo ter levado a estatueta,embora eu gostaria que a jovem Hailee Steinfeld tivesse ganho por Bravura Indômita.


MELHOR ROTEIRO  ORIGINAL:
O DISCURSO DO REI
A Origem merecia ter levado por se tratar de um roteiro intrincado e muito bem escrito, mas parece que a  Academia preferiu premiar a história do rei gago, mostrando um outro lado do rei George VI que não conhecíamos.


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
A REDE SOCIAL


A história do criador do Facebook, Mark Zuckerberg rendeu um belo roteiro adaptado de um lívro intitulado  Bilionários da Noite Para o dia ( não me lembro direito se o nome era esse, mas era algo parecido)

MELHOR LONGA ANIMADO
TOY STORY 3


Sem surpresas. Toy Story 3 com certeza mereceu levar a estatueta para casa, pois é um filme que encantou a todos ano passado.

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:
EM UM MUNDO MELHOR

Dentre os filmes indicados, eu achei que o filme de Iñarritu, Biutiful levaria a estatueta por ter no elenco o ótimo Javier Bardem, mas o prêmio foi merecido.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS


O  filme de Tim Burton tem um belíssimo trabalho de direção de arte que realçou bem o clima de fantasia criado por Burton.

MELHOR FOTOGRAFIA
A ORIGEM


Embora A Origem tenha uma bela fotografia, a de Bravura Indômita era também belíssimo e merecia ter levado a estatueta.

MELHORES EFEITOS VISUAIS


A ORIGEM


Essse ai era esperado. Um filme com excelentes efeitos especiais que me surpreenderam bastante. mais uma obra prima de Nolan.

MELHOR FIGURINO
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS


Os figurinos criados para esswe filme são uma atração à parte no filme de Burton. Em se tratando de um filme de fantasia, era de se esperar por figurinos exóticos, e outras bizzarrices de Burton.

MELHOR MONTAGEM


A REDE SOCIAL


O  jeito ágil como Fincher contou a história, fez com que esse filme tivesse uma bela edição se tornando bem dinãmico ao mostrar como Zuckerberg conseguia criar sua rede social.

MELHOR MAQUIAGEM


O LOBISOMEM


Mais um prêmio para a galeria de Rick Baker.... uma das poucas coiss que salvaram essa bomba que foi O Lobisomem


MELHOR DOCUMENTÁRIO


TRABALHO INTERNO


E mais uma vez, o Brasil se fode no Oscar.....O dcoumentário premiado dessa vez foi um falando sobre um tema bastante atual que é a crise econômica e como funciona a Bolsa de Valores. Um dia a gente chega lá.


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM


STRANGERS NO MORE


Confesso que não assisti aos curtas-metragens e nem as animações em curtas indicados esse ano, portanto não vou comentá-los exaramente para não falar besteira.

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM


DAY & NIGHT


MELHOR TRILHA SONORA


TRENT REZNOR & ARTICUS ROSS-  A REDE SOCIAL


Embora a trilha do filme de Nolan seja espetácular, penso que A Origem deveria ter levado a estatueta pois a música no filme tem um papel importantíssimo na trama do filme.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL


WE BELONG TOGETHER- TOY STORY 3


A música de Randy Newman  é belíssima e dá o tom do desenho, uma história de amizade e companherismo que permeia toda a série Toy Story.

MELHOR EDIÇÃO DE SOM


A ORIGEM


Mais um prêmio técnico para o filme de Nolan. Derrotou o que eu considerava favorito que era Tron: O Legado.


MLEHOR MIXAGEM DE SOM


A ORIGEM


E para finalizar a lista de vencedores, mais um prêmio técnico para o longa -metragem de Nolan. Como disse anteriormente, o som tem um papel fundamental na história e por isso mereceu levar a estatueta.


Enfim, isso foi tudo o que aconteceu na premiação que mais uma vez foi uma chatice sem fim. Pelo amor de Deus tragam o Billy Crystal no próximo ano. Pelo menos ele consegue fazer a premiação ser engraçada e menos entediante.









Nenhum comentário:

Postar um comentário