domingo, 20 de fevereiro de 2011

Crítica- Sherlock Holmes



Confesso que há muito tempo não assistia a um filme tão divertido quanto esse Sherlock Holmes. Méritos para o diretor Guy Ritchie e para seus protagonistas Robert Downey Jr e Jude Law nos papéis de Holmes e Watson respectivamente. A trama é bem complexa e mostra Holmes investigando os crimes do misterioso Lorde Blackwood ( interpretado por Mark Strong) um praticante de magia negra que logo após ser enforcado milagrosamente volta a vida. Alguns dos pontos altos do filme são a sua fotografia, mostrando uma Londres bem sombria, a direção de arte impecável e as boas atuações do elenco.

Robert Downey Jr (em ótima fase desde que estrelou Homem de Ferro) está perfeito no papel do famoso detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle. Ele faz um Holmes mais divertido enquanto Jude Law faz a contraparte dele fazendo de seu Watson um personagem bastante sério. Já a atriz Rachel McAdams, que interpreta o interesse amoroso de Holmes Irene Adler fez um bom papel, nada digno de Oscar é claro, mas também não compromete o filme. Mark Strong conseguiu fazer de seu Lorde Blackwood um bom vilão, colocando sobre ele uma aura sombria sobre seu personagem. Ele é um dos melhores atores ingleses da atualidade e que em breve deve interpretar outro vilão, o Sinestro em Lanterna Verde, mas isso é assunto para uma outra ocasião.

As cenas de ação também merecem destaque no filme. Guy Ritchie provou que sabe como fazer boas cenas de ação ( Algumas exageradas é claro,mas que bom filme de ação não tem pelo menos uma cena que seja bastante exagerada não é mesmo?) e equilibrar tudo com o típico humor inglês bastante conhecido dos seus filmes como, por exemplo, Snatch, Rock N'Rolla, Jogos,Trapaças e Dois Canos Fumegantes. Os métodos de Holmes para desvendar os crimes é outra coisa bastante interessante mostrada no filme. Assim como nos livros de Conan Doyle, Holmes é bastante sagaz e é isso que torna o personagem tão interessante para o público.

O final da trama deixa um gancho escancarado para uma seqüência, que espero que seja tão bom quanto foi o primeiro. Em suma, se você está procurando um bom filme estilo Sessão da Tarde, vá ao cinema e assista Sherlock Holmes. È diversão garantida.

Um comentário: