terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011: Filmes

E ai pessoal, blz? Dessa vez, ao invés de fazer um Top 10 , como fiz com os melhores álbuns de 2011, desta vez farei apenas um singelo Top 5 entre os filmes que assisti ao longo do ano. Como não foram muitos, o resto comentarei depois, assim como no post anterior; os indicados são:

#5- PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM
Começando esse Top 5, temos aqui esse longa que resgatou a franquia Planeta dos Macacos, após o remake de Tim Burton, lançado em 2001. O filme mostra a história do macaco César, um chimpanzé criado em laboratório que estava prestes a a ser sacrificado,mas devido a  sua inteligência considerada fora do normal, é criado por um cientista ( interpretado por James Franco) com o propósito de usar seu DNA para criar a cura do Mal de Parkinson, doença que aflige o seu pai ( interpretado pelo veterano ator John Lithgow). Infelizmente, as coisas saem do controle do cientista e os símios acabam  gerando uma revolução contra a raça humana. Os grandes destaques do filme, não são os humanos, mas sim os macacos, que foram feitos por computação gráfica. Eles atuaram melhores que os atores de verdade.

Mas, sem sombra de dúvida, o destaque maior vai para Andy Serkis ( o Gollum da saga O Senhor dos Anéis), que INTERPRETA César. Sim, coloquei em letras garrafais, por que ele realmente atuou como se fosse um macaco de verdade. Sua performance é surpreendente, podendo até ( e é o que todos nós queremos) receber uma indicação ao Oscar pelo seu trabalho nesse flime, o que seria um prêmio pelo conjunto da obra, já que desde que fez o Gollum, o ator vem trabalhando constantemente com esse processo de atuação que é o de captura de movimentos, e ele luta para que esse modo de atuação seja reconhecido também pela Academia e, caso seja pelo menos indicado por seu trabalho, já seria uma grande vitória.



#4  A HORA DO ESPANTO


O remake do clássico oitentista, consegue ser tão divertido quanto o filme original. Como é bom ver filmes em que temos VAMPIROS DE VERDADE, que se saírem no sol não se transformam em fadas, mas sim, se queimam. Para quem não se se lembra, ou não assistiu ao original, a história é a seguinte: O adolescente Charley Brewster ( interpretado por Anton Yelchin),vive num subúrbio com sua mãe, Jane ( Toni Collete).  A sua tranquilidade é ameaçada com a chegada de seu vizinho Jerry ( Colin Farrell, ótimo). Com o passar do tempo, ele desconfia que Jerry na verdade é um vampiro e mesmo alertado pelo seu melhor amigo Ed ( Christopher Mintz- Plasse) ele resolve tirar a história a limpo. Ao descobrir a verdade sobre seu vizinho, ele recorre ao famoso ilusionista Peter Vincent ( David Tennant) para acabar com o vampiro e proteger seus amigos e a sua namorada Amy ( Imogen Poots).

Colin Farrell está ótimo no papel do vampiro. fazendo o típo galanteador e ao mesmo tempo assustador, o ator se diverte no papel. Yelchin, também está muito bem no papel do adolescente. Já Mintz-Plasse, faz o mesmo papel de sempre ( ou seja, um nerd) mas com a mesma competência demonstrada em filmes como Kick-Ass: Quebrando Tudo e Superbad. Em tempos de vampiros emo, é bom ver filmes como esse que traz vampiros como eles devem ser.






#3 GIGANTES DE AÇO


Considerado pela crítica como o "Rocky do Século XXI", o filme de Shawn Levy, mais conhecido por filmes para a família como os dois  Uma Noite No Museu e os dois Doze é Demais, surpreendeu a todos ao contar uma história futurística que mistura boxe e tecnologia. O longa conta a história de Charlie Kenton (Hugh Jackman), um ex-boxeador que agora é treinador de robôs boxeadores. Depois de uma série de fracassos, ele, junto com seu filho, Max ( Dakota Goyo), encontram um robô chamado Atom num ferro-velho e daí começam a treiná-lo para que se torne um campeão.

Como é característica dos filmes de Levy, claro que não poderia faltar os momentos familiares, como a relação conturbada entre pai e filho. Uma das coisas que considerei como pinto fraco do filme, foi o fato de fazerem o moleque dançar junto com o robô. Achei totalmente desnecessário. O outro ponto fraco foi o fato do moleque achar tirar um robô que pesa não sei quantas toneladas de um ferro-velho sozinho ( detalhe: o robô estava enterrado na lama) e o seu pai simplesmente não fazer nada para ajudá-lo.Fora esses dois defeitos, o filme é muito bom, principalmente no que diz respeito às cenas de luta, coreografadas pelo ex-campeão mundial Sugar Ray Leonard. Não é tão bom quanto a saga do boxeador estrelada por Sylvester Stallone, mas está entre os grandes filmes de boxe.



#2 CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR


Considerado por muitos como uma espécie de "prévia" do filme dos Vingadores, o filme do herói símbolo do patriotismo americano é um doa melhores filmes da Marvel desde que a editora se consolidou como um estúdio em 2008. O longa conta a história de Steve Rogers ( Chris Evans), um jovem franzino cujo maior sonho é ingressar nas Forças Armadas. Após uma série de tentativas frustradas de tentar entrar para o exército, ele é recrutado pelo General Phillips ( Tommy Lee Jones) para um projeto secreto de criar um supersoldado. Após o experimento ser bem-sucedido, ele se transforma no Capitão América e ajuda os aliados a combaterem o Caveira Vermelha ( Hugo Weaving), a digamos " versão que deu errado do experimento que originou o Capitão".

Os destaques vão para Evans, que faz aqui seu melhor papel em filmes de super-heróis ( contando com o papel de Tocha Humana no desastroso Quarteto Fantástico e a sua sequência aina pior Quarteto fantástico & O Surfista Prateado), Tommy Lee Jones, que com a sua carranca habitual é responsável pelos momentos cômicos do filme e também Hugo Weaving, que faz do seu Caveira Vermelha um ótimo vilão. Fiquem atentos para a cena pós-créditos que é o teaser trailer do filme dos Vingadores.


#1  X-MEN:PRIMEIRA CLASSE


Esse foi um dos melhores filmes de heróis que já vi, junto com  Batman: O Cavaleiro das Trevas. A história do começo dos X-Men, em especial da amizade entre Charles Xavier e Erik Lensherr ( que depois se torna conhecido pela alcunha de Magneto) surpreendeu muita gente, eu mesmo não acreditava que o filme seria tão bom, ainda mais depois do fiasco que foram os dois últimos filmes da franquia (X-Men: O Confronto Final e o ridículo X-Men: Origens- Wolverine). O diretor Matthew Vaughn fez um ótimo filme que conta com um excelente elenco. James MacAvoy faz o papel do jovem idealista Charles Xavier, enquanto Michael Fassbender faz o pale do jovem revoltado Erik Lensherr. O longa é focado em como surge a amizade entre eles e também a rivalidade entre ambos.

Os destaques são a ambientação, com a tensão entre EUA e Cuba  nos anos 60 como pano de fundo para a história e as atuações de MacAvoy e Fassbender. Além deles, Kevin Bacon ( que andava sumido das grandes produções) faz aqui um excelente trabalho como o vilão Sebastian Shaw, que é considerado por muitos como o grande vilão da saga na franquia cinematográfica, superando até mesmo o Magneto, interpretado por Ian McKellen nos três filmes da saga. Agora é esperar que a Fox mantenha o mesmo nível alcançado nesse filme, nas outras produções vindouras da saga X-Men, como o The Wolverine, o remake de Quarteto Fantástico, Demolidor 2 e  Deadpool.



ERROS E ACERTOS:


Além desses filmes que eu coloquei nesse Top 5, vale a pena destacar também os fiascos e surpresas de 2011.  Lanterna Verde, foi sem dúvida a maior decepção do ano; O longa estrelado por Ryan Reynolds se mostrou um filme tão ruim quanto Homem-Aranha 3. As únicas coisas que se salvaram no filme, foram Mark Strong no papel do vilão Sinestro e Peter Säarsgard, no pale de Hector Hammond, um bom vilão que poderia ser melhor explorado. Thor, também decepcionou bastante. A história do Deus do Trovão ficou abaixo do padrão de qualidade dos filmes da Marvel e nem a presença de Anthony Hopkins salvou o longa.  Já entre os acertos, Piratas do Caribe: Navegando Em Àguas Misteriosas recolocou a série de aventuras do Capitão Jack Sparrow nos eixos depois do confuso terceiro filme. Transformers: O Lado Oculto da Lua, também serviu para apagar a péssima impressão causada pelo segundo filme.

Bom, por enquanto é só. Espero que tenham gostado desse post e não esqueçam de comentar!!!!!!!!

abraço a todos









Nenhum comentário:

Postar um comentário