quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011: Àlbuns

Olá galera do blog!!!!!!!!! Depois de um bom tempo sem postagens, começarei o ano com um singelo Top 10 dos melhores àlbuns do ano ( na minha modesta e humilde opinião). Fiquem à vontade para opinarem também sobre quais trabalhos vocês acham que mereceram destaque nesse ano que passou. So, let's check out the nominies:


#10 INCUBUS- IF NOT NOW WHEN?


Depois de 5 anos sem material novo, O Incubus voltou  à atividade com um CD que dividiu os fãs. Com uma sonoridade bem diferente do que os fãs estão acostumados a ouvir,  Brandon Boyd & cia fez aqui um dos seus melhores trabalhos. Soando semelhante ao trabalho anterior do grupo, Light Grenades a banda inovou o seu som ao incorporar influências de rock progressivo em algumas faixas como "In The Company of Wolves" e mesmo soando mais pop, o grupo mostrou maturidade nas suas composições provando aos fãs que é capaz de surpreender a cada trabalho. Segue abaixo um vídeo  da música "Promises, Promises,",extraído desse trabalho novo dos caras:








#9 MACHINE HEAD- UNTO THE LOCUST


Após o excelente The Blackening, lançado em 2007 a banda californiana volta com um disco que, pelo menos p/ mim ficou um pouco abaixo do seu antecessor. Não que esse cd seja ruim. Muito pelo contrário, Unto the Locust é um bom àlbum. Com faixas como "Locust" que foi o carro-chefe desse álbum, o Machine Head  mostrou o porquê de ser considerado por muitos como uma das melhores bandas de metal da atualidade Segue ai o clipe de "Locust":











#8 CHICKENFOOT- CHICKENFOOT III


Eis que depois de um cd elogiado tanto pela crítica quanto pelo público, o Chickenfoot lança seu novo trabalho simplesmente  Chickenfoot III. Nesse trabalho, a banda está mais rock n' roll do que antes. Destaques para a faixa de abertura "Last Tempation", "Allright Allright", " Big Foot" que foi a música de trabalho e "Three And a Half Letters", que fala sobre pessoas que lutaram na Guerra do Iraque e que encontraram dificuldades ao retornarem para casa. Veja o clipe dessa faixa:


#7 CHRIS CORNELL- SONGBOOK




Enquanto os fãs aguardam ansiosos o novo trabalho do Soundgarden, Chris Cornell lançou no final do ano passado esse belo registro acústico onde ele mostra por que é um dos melhores cantores da atualidade. Tendo apenas voz & violão, o cantor faz um apanhado de toda a sua carreira, indo de Soundgarden até o Audioslave e canções de sua carreira solo. Cornell, inclusive apresentou o repertório desse àlbum no festival SWU em novembro. O cd ainda tem uma faixa inédita, chamada "The Keeper", escrita para o filme Machine Gun Preacher, de Marc Forester. Segue ai o clipe dessa faixa:


#6 MASTODON- THE HUNTER


Depois de lançarem o ótimo Crack The Skye  em 2009, o Mastodon lança agora mais um excelente trabalho. The Hunter traz 15 faixas que mostram o porque dessa banda ser diferente das demais bandas de metal da atualidade. Destaque para a faixa "Curl of The Burl" que ganhou um divertido vídeo que segue abaixo:


#5 MEGADETH- TH1RTE3N


Dois anos após lançarem o excepcional trabalho Endgame, Dave Mustaine volta com um dos melhores àlbuns do Megadeth desde que a banda retomou as atividades em 2004. Este àlbum é o primeiro com David Ellefson, baixista da formação original e que deixou a banda em 2002, mas que retornou 7 anos depois durante a turnê de Endgame. São 13 faixas,algumas são sobras de estúdio de cds como Youthanasia, Countdown To Extinction e United Abominations, que a banda retrabalhou. Destaque para "Sudden Death", "Public Enemy Nº1" que é o 1º single desse cd e " Never Dead", trilha sonora do jogo de mesmo nome. veja abaixo o divertido clipe de Public Enemy Nº1:



#4 BLINK 182- NEIGHBORHOODS


Seis anos após uma turbulenta separação e um acidente que quase custou a vida do baterista Travis Barker, os membros remanescentes da banda, Tom Delonge e Mark Hoppus resolveram deixar de lado as diferenças e gravaram este novo trampo. Seguindo a mesma sonoridade do àlbum anterior, Blink 182, de 2003, por sinal o último de inéditas do grupo, a banda mostra maturidade, mas ao mesmo tempo mantém a característica que fez a banda ser o que ela é hoje. Destaque para as faixas " Up All Night" carro-chefe desse cd, "After Midnight" e "Heart's All Gone". Segue abaixo o vídeo da faixa "Up All Night":



#3 ANTHRAX- WORSHIP MUSIC


Após diversas trocas de vocalistas nos últimos anos,  o Anthrax está de volta com o vocalista Joey Belladonna e lança um dos seus melhores trabalhos. Após uma introdução, intitulada "Worship", seguem mais 10 petardos que mostram as bandas de hoje como se deve fazer metal de verdade. Destaque para o próprio Belladonna, que está cantando melhor do que nunca e o trampo dos dois guitarristas, Scott Ian ( membro fundador da banda) e Rob Caggiano. Destaque também para as faixas " Fight'Em Till You Can't", " Earth On Hell", "In The End", escrita em homenagem a Dimebag Darrell, guitarrista das bandas Pantera e Damageplan, morto em 2004. Segue abaixo, uma das faixas extraidas desse trabalho intitulada "The Devil You Know":


#2  WHITESNAKE- FOREVERMORE


Conquistando a medalha de prata nesse meu Top 10 dos melhores de 2011, o novo àlbum do Whitesnake mostrou como se faz um bom cd de Hard Rock. Com 14 faixas do mais puro e bom Rock N' Roll, David Coverdale & cia, lançaram um dos melhores cds desse ano que se passou e isso não é somente eu que estou dizendo. Aclamado pela crítica e pelos fãs, que consideram esse um dos melhores da banda, junto com Still Of The Night de 1987, destacam-se as faixas " Love Will Set You Free", " I Need You ( Shine A Light) e "One of These Days" que tem uma pegada mais country. Claro que o destaque maior vai para Coverdale, que mesmo aos 60 anos continua cantando como nunca e mostrando porque ele é considerado como um dos melhores vocalistas da história do Rock. Abaixo, o vídeo de "Love Will Set You Free":



#1 FOO FIGHTERS- WASTING LIGHT


Unanimidade entre 10 entre 10 fãs e críticos, esse foi sem dúvida, o melhor àlbum de 2011. Comemorando 15 anos de banda, Dave Ghrol resolveu revisitar o passado nesse trabalho. Chamou o produtor Butch Vig, que já havia trabalhado com ele nos tempos de Nirvana , produzindo nada mais nada menos que Nevermind, que mudou o mundo da música em 1991. Além de Vig, Ghrol trouxe de volta o guitarrista Pat Smear, que foi do Foo Fighters de 1995 a 1997 e também seu parceiro de Nirvana, Krist Novoselic, que toca baixo em uma das faixas, "I Should Have Known". Os destaques desse cd são as faixas " Rope", que tem influência de outro trabalho de Dave, o Them Crooked Vultures ( com o baixista do Led Zeppelin John Paul Jones e Josh Homme, guitarrista e vocalista do Queens Of The Stone Age), "These Days", que para mim, é uma das melhores músicas da banda, "Dear Rosemary", com a participação especial de Bob Mould ( vocalista da banda Hüsker Du) e "Walk", que ganhou um divertido vídeo inspirado no filme "Um Dia de Fúria" com Michael Douglas ( se você ainda não viu, assista porque vale a pena). Veja o clipe de "Walk":


MENÇÃO HONROSA:

Como foram apenas 10 àlbuns, alguns tiveram de ficar de fora, como por exemplo Kicking and Screaming  de Sebastian Bach, que mostrou que ainda está em plena forma, o controverso Lulu da parceria entre Metallica & Lou Reed, o ótimo In Waves do Trivium e também 24 Hours do guitarrista Richie Kotzen. Além desses trabalhos, outros fatos que aconteceram em 2011 merecem a atenção nesse post, como por exemplo, as bandas que infelizmente encerraram as atividades, seja por brigas ou por simplesmente estarem cansadas, como R.E.M e o Silverchair. Por outro lado, tivemos o retorno da maior banda de metal de todos os tempos, o Black Sabbath que retronou com a sua formação original. Sim, Ozzy Osbourne ( vocal), Tony Iommi ( guitarra), Geezer Butler ( baixo) e Bill Ward ( bateria) estão de volta e estão gravando um novo trabalho com a produção do renomado Rick Rubin e sairão em turnê mundial em 2012. Vamos torcer para que a banda venha ao Brasil.

Além desses retornos, tivemos bons shows por aqui como o do Mr. Big, Avenged Sevenfold, Bad Religion, Pearl Jam e Aerosmith entre outros. 2011 também teve o retorno do Rock In Rio ao seu lugar de origem, num festival com um line-up bastante contestado pelos fãs,sendo chamado de "Pop In Rio" ou "Micareta In Rio" por algumas pessoas. Os melhores shows desse festival foram o do Coldplay, Slipknot, System of A Down, Stone Sour, Stevie Wonder, Metallica e Red Hot Chilli Peppers.

Em novembro aconteceu também a 2ª edição do festival SWU, na cidade de Paulina, no interior de São Paulo, e que foi considerado por muitos como superior, não só em termos de espaço, mas também de público e line-up por todos os que foram. Destaques para os shows do Down, Faith No More ( que deu um show a parte), Alice In Chians, Megadeth, Stone Temple Pilots, Lynyrd Skynyrd e Chris Cornell. Vale destacar também os fatores extra-palco, como a confusão entre o Ultraje A rigor e a equipe de Peter Gabriel, fato bastante comentado na época do festival.

Bom, espero que tenham gostado e opinem falando se concordam ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário