quinta-feira, 10 de março de 2011

Os 10 Melhores filmes baseados em HQ"S

Olá galera!!!!!! Como esse ano temos bastante filmes baseados em HQ's, resolvi listar aqueles que eu considero como os 10 melhores filmes baseados em HQ"s de todos os tempos. Claro que, como toda lista sempre causa polêmica a minha não poderia ser diferente. Enfim, espero que gostem e que dêem a sua opinião. P.S: No final de cada um tem os trailer dos filmes.

10º LUGAR: SUPERMAN: O FILME (1978)
Para começar essa lista, não poderia faltar a 1ª aventura do Homem de Aço. O filme que catapultou o então desconhecido Christopher Reeve para o estrelato. O filme, dirigido por Richard Donner, conta com um ótimo elenco que tem Gene Hackman no papel do arqui-inimigo do herói, Lex Luthor. Além dele, temos também a atriz Margot Kidder , que faz o papel de Lois Lane. O que faz esse filme ser considerado como uma das melhores adaptações de filmes baseados em quadrinhos é a sua fidelidade aos quadrinhos criados por Joe Shuster e Jerry Siegel. Como não esquecer da cena em que ele salva Lois caindo do prédio e também da clássica música tema criada pelo mago John Williams que todo mundo assobia até hoje?








9º LUGAR: X-MEN (2000)


Esse filme pode ser considerado como o filme que fez o público e os executivos de Hollywood começarem a olhar as adaptações de quadrinhos com outros olhos. Após terem lançado o bom  Blade: O Caçador de Vampiros em 1998, a Marvel resolveu  apostar as suas fichas no filme baseado nos mutantes criados por Stan Lee. Para um filme que teve diversos problemas durante a sua filmagem, tais como orçamento reduzido ( de 90 milhões foi reduzido para 60), a película teve uma bilheteria assombrosa rendendo cerca de 300 milhões de bilhereria. Foi também o 1º filme de Hugh Jackman, que ficou com o papel depois que o ator Dougray Scott, que originalmente faria o papel do mutante Wolverine, se machucou durante as filmagens de Missão; Impossível 2, na qual ele faz o vilão do filme, Sean Ambrose. Esse filme abriu as portas para outras produções e também preparou a Marvel para dar o seu pulo do gato com a produção seguinte.





8º LUGAR: HOMEM-ARANHA (2002)


O pulo do gato da Marvel. Depois do sucesso de X-Men, era chegado a hora de finalmente sair o tão esperado filme do herói mais adorado por todos, o Homem-Aranha. A produção, dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire, que venceu nomes como Freddie Prinze Jr e outros astros teens como Leonardo Dicaprio pelo papel do cabeça de teia. O filme foi a maior bilheteria do ano de 2002 com US$ 403 milhões, sendo que desses 403, 114 foi conseguido no fim de semana de estréia, façanha superada somente por Piratas do Caribe: O Baú da Morte em 2006. O filme é considerado como uma das maiores bilheterias da história com impressionantes US$ 822 milhões. O único ponto fraco do filme é o traje do vilão, Duende Verde, que mais parece ter sido retirada do seriado japonês Jaspion








7º LUGAR: HOMEM-ARANHA 2 ( 2004)




A continuação do sucesso de 2002, é ainda melhor que o seu antecessor. Com uma trama escrita por Alfred Gough e Miles Millar ( os criadores do seriado Smallville) e com o retorno de praticamente todo o elenco do original, o filme apresenta o aracnídeo enfrentando um novo vilão, o Dr. Octopus. Com cenas de ação de tirar o fôlego, como os combates com o vilão citado acima, o  filme é considerado como uma das melhores continuações da história , pois é raro uma sequência conseguir ser superior ao original. O filme, inclusive ganhou o Oscar de efeitos especiais em 2005.










6º LUGAR: BATMAN BEGINS (2005)


Quem diria que depois do desastroso Batman & Robin de 1997,nós veríamos outro filme do homem-morcego? Com a idéia de apagar da memória dos espectadores a série de filmes lançados durante os anos 90, a Warner resolveu começar a franquia do zero e para isso chamou o talentoso Christopher Nolan, que até então havia feito dois ótimos trabalhos, Aminésia e Insônia. Esse filme é exatamente o que a franquia precisava, ou seja, um filme que mostrasse o Batman do jeito que ele realmente é, sem piadas do tipo bat cartão de crédito ( de onde tiraram essa piada ridícula???) e com um elenco de respito com nomes como Gary Oldman ( comissário Gordon), Morgan Freeman ( Luscius Fox),Michael Caine ( Alfred) e Liam Neeson ( Rá's Al Ghul). Christian Bale fez desse Batman, a melhor encarnação do herói até hoje pois ele soube dosar bem os dois papeis: O do milionário Buce Wayne e do seu alter-ego, Batman. O resultado dessa aposta do estúdio em recomeçar a franquia foi simplesmente um filme brilhante.




5º LUGAR: X-MEN 2 ( 2003)




A seqüencia do filme de 2000 foi bem melhor do que seu antecessor nas bilheterias rendendo cerca de  407 milhões no mundo todo. Com mais dinheiro, dessa vez o diretor Bryan Singer pôde fazer o filme do jeito que deveria ser, ou seja com mais ação do que o anterior com uma trama melhor, o filme mostra os mutantes liderados pelo professor Charles Xavier (interpretado por Patrick Stewart) tendo que unir forças com seu maior inimigo, Magneto ( Sir Ian McKellen) contra um inimigo em comum, o general William Stryker ( Brian Cox) que quer destruir todos os mutantes da terra. Pena que o seu sucessor não fez jús a franquia.









4º LUGAR: HOMEM DE FERRO (2008)


Esse foi o 1º filme lançado pela Marvel Studio. Depois do sucesso de diversos filmes, tais como as franquias X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, a Marvel se tornou um estúdio próprio e resolveu produzir seus próprios filmes. O primeiro dessa nova fase foi o do Homem de Ferro, um personagem do chamado "segundo escalão" da editora. O papel do milionário Tony Stark, que sofre um atentado e fica com estilhaços de granada presos ao seu coração, caiu como uma luva para Robert Downey Jr, que parece estar interpretando a si mesmo tamanha a semelhança com o personagem. O filme foi uma das maiores bilheterias de 2008 e que abriu caminho para outras produções da Marvel que invadiram ( e que ainda invadirão) os cinemas nos próximos anos.









3º LUGAR: KICK-ASS:QUEBRANDO TUDO (2010)




Tá ai um filme que mesmo não sendo sobre super-heróis merece estar em qualquer lista sobre filmes baseadas em HQ's. O filme, baseado numa HQ escrita por Mark Millar conta a história  de Dave Lizewski que tem um sonho de se tornar um super-herói. O filme foi a grande surpresa de 2010 por se tratar de uma premissa simples: Quem um dia, nunca sonhou em ser um herói? Combater o crime, etc. Mas o grande destaque do filme chama-se Hit-Girl ( interpretada com maestria pela jovem atriz Chlöe Grace Moretz). Ela  faz com que a sua personagem na cena do apartamento, deixe a Beatrix Kiddo de Kill Bill parecer uma amadora. Outro destaque é Nicolas Cage, que faz o pai da Hit-Girl, o Big Daddy. Dentre as bombas que Cage anda fazendo ultimamente, esse é sem dúvida o seu melhor papel.






2º LUGAR: WATCHMEN (2009)


Tá ai um filme que muita gente gostou e também muita gente odiou. Talvez por não terem entendido bem a história, pois esse ai não é um filme convencional. Adaptado da obra de Alan Moore, Watchmen é um dos marcos na história das HQ's, junto com O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Zack Snyder, que já havia dirigido outra adaptação de quadrinhos, 300  ( que infelizmente não está  lista, mas que claro tem seu lugar entre as adaptações) procurou ser o mais fiel possível a obra de Moore. Muitos disseram que o filme era curto demais, que não dá p/ contar a história em duas horas e meia e por ai vai. Realmente, se fosse p/ ter tudo o que acontece nos quadrinhos, teria que ser pelo menos uma minissérie, mas dentro do que ele se propôs a fazer, Snyder fez um belo trabalho. destaque para as atuações de Jeffrey Dean Morgan ( da série Supernatural) e de Jackie Earle Haley no papel do psicopata do grupo , Roschach. Graças a esse filme, Haley pode fazer o papel de um ícone do cinema de horror dos anos 80, Freddy Krueger, no regular remake de A Hora do Pesadelo em 2010.









1º LUGAR: BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS ( 2008)


E para finalizar esse Top 10, não poderia faltar um dos melhores filmes  não só de HQ's mas também de ação de todos os tempos. difícil dizer o que ainda não foi dito sobre esse filme. Nolan surpreendeu a todos ao fazer uma continuação tão espetacular quanto o primeiro filme. A película por pouco não bateu o recorde pertencente até então a  Titanic. O que dizer da magnífica performance do finado Heath Ledger, que não só interpretou, mas também FOI o Coringa. Esse fime pode tranquilamente figurar entre as melhores sequências de todos os tempos. O filme prende o espectador na poltrona  do primeiro até o último minuto de projeção, e olha que são duas horas e meia de pura ação. O Cavaleiro das Trevas pode muito bem ser considerado também como um ótimo filme de máfia. A única diferença é que o personagem principal é o Batman. Confesso que esse foi um dos poucos filmes que me deixou completamente atônito. Saí da frente do computador (Tive que ver o filme no PC porque noi dia em que fui ver o filme no cinema , os ingressos já tinham esgotado-se)  sem acreditar no que acabara de ver. Enfim, um filme para entrar para a história do cinema





E por enquanto é isso ai pessoal. Claro que tem filmes que poderiam facilmente entrar nessa lista como 300, Sin City mas ai eu teria que fazer sei lá um Top 20, mas fica p/ próxima. Espero que tenham gostado da lista e não deixem de comentar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário