sexta-feira, 4 de março de 2011

Revivals: O Mundo ainda precisa dessas bandas?

Olá pessoal!!!!!!! Outro dia estava lendo uma matéria do jornalista e crítico musical Régis Tadeu ( colunista da revista Guitar Player) sobre algumas bandas que anunciaram o retorno às atividades nos últimos anos e desde então fiquei pensando: Será que ainda precisamos dessas bandas? Vou analisar nesse post algumas bandas que voltaram á ativa de uns anos p/ cá e se elas ainda são necessárias na atual cena músical. Vamos à elas:

ALICE IN CHAINS


Após  longos anos de hiato, a banda voltou à ativa em 2005 com um show em prol das vítimas do Tsunami que devastou a Ásia e que contou com a presença de diversos músicos convidados como Wes Scatlin ( Puddle Of Mudd), Maynard James Keenan ( Tool) e Patrick Lachman ( Damageplan) nos vocais. De lá p/ cá, eles se reuniram com o vocalista William DuVall, que assumiu os vocais substituindo o finado Layne Staley, falecido em 2002. Muita gente criticou a banda dizendo que DuVall não era um substituto à altura de Staley, mas ele provou que tinha carisma e que podia dar conta do recado. Em 2009, eles lançaram o ótimo àlbum Black Gives Way To Blue que surpreendeu muita gente que achava que eles não poderiam fazer um àlbum tão bom quanto os clássicos lançados nos anos 90.

Os caras mostrarm que ainda são necessários na cena musical e que o público estava sentindo falta de bandas como essa, e que venham mais e mais álbuns.

LIMP BIZKIT




Tá ai uma banda que não sei por que raios tinha de voltar. Os caras tão gravando um novo àlbum desde o ano passado, intitulado Gold Cobra que parece que sai esse ano. Ninguém mais aguenta mais o Fred Durst, mas parece que ele não percebe que o cenário musical é outro, totalmente diferente de 10 anos atrás, quando a sua banda tocava exaustivamente nas  rádios. Uma das músicas desse novo cd, "Shark Attack" inclusive é uma cópia descarada de outra música da prórpia banda, " Break Stuff". Tudo na música é idêntica, desde o riff inicial até o refrão.
Mesmo contando com o retorno do guitarrista original, Wes Borland, nem assim dá p/ engolir o som dos caras. Se pelo menos, voltassem p/ fazer um som pelo menos mais moderno, ainda ia, mas voltar p/ fazer exatamente a mesma coisa ai já é demais.

CREED


Mais uma banda que não deveria ter voltado. Depois de alguns anos separados, o vocalista Scott Stapp, resolveu pedir desculpas aos seus ex-companheiros de banda e resolveu botar o Creed de novo na ativa. Os caras lançaram um cd bem fraco intitulado Full Circle em 2009. Bem fizeram os seus ex-companheiros de banda ao montar o Alter Bridge, logo após o fim do grupo. Embora, algumas músicas do AB lembrem bastante o Creed, o grupo é bem mais pesado e conta com um excelente vocalista ( Myles Kennedy), ao contrário do Creed, que tem um vocal bastante enjoativo, embora o instrumental seja bom. Tanto é, que Stapp parece ter tentado incorporar alguns elementos do som do Alter Bridge no Creed, mas porém sem sucesso. Como eu disse anteriormente, os caras nem deveriam ter voltado. Deixe os caras continuarem com o Alter Bridge, que é muito melhor e mais pesado  e que tem tudo p/ fazer até mais sucesso do que o prórpio Creed.


FAITH NO MORE




Tá ai uma banda bacana que fez um breve e excelente retorno em 2009. Depois de 11 anos sem se apresentarem juntos, Mike Patton & cia resolveram fazer uma bem-sucedida turnê de reunião que inclusive, passou pelo Brasil em 2009, lugar onde eles já tocaram diversas vezes e que tem uma enorme admiração pelo público daqui. Quando todos pensaram que após essa turnê eles gravariam um cd de inéditas, eles nos surpreenderam ao anunciar a despedida definitiva dos palcos ano passado fazendo o seu último show no Chile, lugar onde segundo o baixista Billy Gould, tem um dos  públicos mais insanos que a banda já viu até hoje.

É uma pena que eles tenham decidido encerrar as atividades definitivamente, pois penso que se tivessem continuado poderiam fazer um som matador, já que hoje em dia não há bandas como eles.

STONE TEMPLE PILOTS


Outra banda que felizmente voltou à ativa. Em 2008, os caras resolveram voltar e fazer músicas novas, mesmo com o vocalista Scott Weiland  ainda no Velvet Revolver. Depois de Weiland discutir e sair do Velvet, o STP saiu em turnê e, no ano passado lançou um álbum, intitulado Stone Temple Pilots, que muita gente gostou e muita gente odiou, por não ser como os àlbuns lançados nos anos 90.  O cd é como se fosse uma continuação do àlbum anterior, Shangri là Dee Dá, lançado em 2001. Ou seja, é um ótimo cd. O grupo passou pelo Brasil em dezembro do ano passado na turnê desse cd, e fizeram  shows excelentes em SP, RJ e POA.Tomara que a banda continue na ativa por mais alguns anos lançando mais trabalhos tão bons quanto esse.

SOUNDGARDEN




Outro retorno bastante esperado pelos fãs do som de Seattle. Desde que a banda anunciou a separação em 1997, muito se falou sobre um retorno do grupo. De lá p/ cá, alguns membros da banda se envolveram em diversos projetos. O vocalsta Chris Cornell saiu em carreira solo e em 2001 montou o Audioslave, com os membros do Rage Against The Machine. O batera Matt Cameron foi para o Pearl Jam,onde está até hoje. O guitarrista Kim Thayil, participou de vários projetos, inclusive o Probot de Dave Ghrol ( vocalista e guitarrista do Foo Fighters). Já o baixista Ben Sheperd saiu em turnê com Mark Lanegan ( ex-vocalista do Screaming Trees) em 2005 e desde então pouco se ouviu falar dele. No ano passado, finalmente a banda voltou a ativa e fez alguns shows em festivais como o Lollapalooza.
Esse ano, a banda lançou um DVD ao vivo e está em estúdio preparando um cd de inéditas para ser lançado até o final do ano. Vamos esperar por que com certeza deve vir coisa muito boa ai.

SYSTEM OF A DOWN


Mais uma banda que anunciou recentemente o retorno as  atividades. A banda estava separada desde 2006, quando acabou a turnê dos àlbuns Hypnotize e Mesmerize. Depois disso, cada um participou de vários projetos. O vocalista Serj Tankian está em uma bem-sucedida carreira solo e já lançou dois cds. Os outros membros da banda, como o guitarrista Daron Malakian e o batera John Dolmayan montarm o Scars on Broadway e o baixista Shavo Odadijan se tornou DJ de uma banda chamada Achozen. No  final do ano passado anunciaram o retorno e uma turnê que os fãs esperam ansiosamente que passe pelo Brasil. Os caras inclusive estão muito bem cotados para tocarem em dois festivais por aqui: O Rock In Rio e o SWU.

Como uma das bandas que mais se destacou no meio do chamado Nu-metal, pelo som diferenciado que faziam, os caras fazem falta por serem altamente politizados e, nos dias de hoje precisamos de mais bandas assim.

RAGE AGAINST THE MACHINE


E para finalizar esse post sobre retornos de bandas nada melhor que falar sobre uma das mais polêmicas bandas de todos os tempos: O Rage Against The Machine. Desde que se separaram em 2001, os membros da banda se envolveram em diversos projetos. Os membros remanescentes se juntarm ao vocalista Chris Cornell em 2001 e montaram o Audioslave. A banda lançou 3 álbuns ( Audioslave em 2002, Out of Exile em 2005 e por último, Revelations em 2006),mas em 2007 depois de brigas entre os integrantes, o grupo acabou. Já o vocalista Zack de La Rocha, só lançou um cd de um projeto chamado One Day as A Lion em 2008 e trabalhou com o DJ Shadow. Mas em 2008, os caras se reuniram e resolveram sair em turnê.

No ano passado, depois de anos de tentativas frustradas de tentarem trazer os caras p/ tocarem por aqui, finalmente o público brasileiro pôde ver os caras ao vivo no festival SWU. Os caras fizeram um show simplesmente destruidor, fazendo com que o público presente no local  derrubasse a grade de proteção e quebrasse o equipamento do canal Multishow que transmitia o show dos caras.Eles disseram que irão gravar um cd de inéditas provavelmente esse ano ainda

Quando anunciaram o seu retorno, Zack de la Rocha disse ao público que o Rage precisava voltar e que o mundo precisava deles. Em tempos de crise econômica, informações sigilosas vazando na net e guerras sem o menor sentido ( como a do Iraque), os caras mais uma vez irão  incomodar muita gente ao expor o que está errado no mundo e fazer aquilo que sabem fazer melhor, ou seja música boa e pesada com letras protestando contra toda a merda que rola  por ai hoje em dia.                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário