quarta-feira, 30 de março de 2011

Realmente os filmes podem infuẽnciar alguém?

Olá pessoal!!!!!!!!! Outro dia fui assistir ao filme Trainspotting no cinema aqui da universidade onde sou estudante de Letras ( A UFV ou Universidade Federal de Viçosa, como preferirem) e antes da sessão começar, o psicólogo da divisão psicosocial da UFV, estava comentando o filme e ele disse algo que me fez pensar bastante e escrever esse post: Pode realmente um filme influênciar uma pessoa?

Pensando nisso, resolvi escrever o que eu penso à respeito desse assunto. Sempre que um filme causa uma certa polêmica, e acontecem fatos como um maluco invadir um cinema e metralhar qeum estava na platéia, ou estudantes atirarem contra seus colegas de sala, logo a grande mídia, procurando por um "culpado" resolve dizer que a culpa do fato ter acontecido é de um determinado filme. Quando citei anteriormente o fato do sujeito entrar numa sala de cinema e atirar contra quem estava lá, não sei se vocês se lembram, mas disseram isso depois que o cara assistiu ao filme Clube da Luta de David Fincher. Confesso que esse é um dos melhores filmes que já vi na minha vida, eu até brinco que depois que o assisti, minha vida mudou radicalmente. Mas não a ponto de querer atirar em alguém como o maluco fez.

De fato, tem filmes que quando a pessoa assiste, ela fica pensando: " Nossa, nunca vi um filme assim"e acredito que quando acontece esse típo de coisa, a pessoa deve sentir uma sensação boa. E acredito que, é isso que os filmes devem proporcionar aos espectadores. Eu mesmo quando assisti ao filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, fiquei um bom tempo em estado de choque ( não, eu não tive um piripaque) pois  não esperava que a película fosse ser tão boa quanto o seu antecessor Batman Begins.  Saí da frente do computador ( sim, porque quando fui TENTAR assistir o filme no cinema os ingressos já tinham acabado) totalmente pasmo com o que acabara de ver. Não saí de lá querendo ser o morcegão, pois eu sei que aquilo é só um filme, mero entreteinimento, e não a realidade.

As pessoas que cometem esse tipo de coisas, com certeza devem sofrer de algum distúrbio mental, ou então uma péssima educação por parte dos pais.  E, pelo fato de sofrerem de tais doenças, quando assistem a um determinado filme ficam achando que aquilo ali é real e que eles devem imitar os atos dos personagens daquele filme em questão, como no caso do cara que tentou assassinar o presidente norte- americano Ronald Reagan depois que assistiu Taxi Driver.

Para finalizar, quando a mídia diz que filme A ou B foi o responsável por determinada tragédia, isso aacaba por dar mais bilheteria para os produtores do longa, pois o público vai querem assistir ao filme se é aquilo tudo mesmo ou não. Quando forem ver um filme, por melhor que seja vão sabendo que aquilo ali é apenas um filme, cujo único objetivo é te entreter e , dependendo te fazer pensar sobre determinada coisa. Só não vá ao cinema ver um filme do Superman e depois de sair de lá pensar que vocẽ ṕode voar hein!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário