quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Especial Star Wars

Olá pessoal!!!!!!!!!!! Aproveitando a estréia do Episódio 1 em 3D, resolvi fazer um apanhado geral da saga e fazer uma breve crítica sobre cada um dos filmes. Vou seguir a ordem em que os filmes foram lançados, então QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS

STAR WARS- EPISÓDIO IV: UMA NOVA ESPERANÇA ( Star Wars: Episode IV- A New Hope, EUA,1977)


Esse filme foi um marco na história do cinema e em especial dos efeitos especiais. O filme, lançado em 1977 foi uma aposta da Fox, que a princípio não acreditou que esse filme pudesse fazer sucesso, mas o tempo provou que estavam errados. Com cenas de tirar o fôlego, como as batalhas espaciais, que se tornaram marca registrada da série, aqui vemos um jovem, chamado Luke Skywalker, que é recrutado pela Aliança Rebelde para salvar a Princesa Léia, tida como refém pelo temido Darth Vader. Uma das cenas mais polêmicas ( e que infelizmente  o diretor George Lucas fez o favor de modificar) é a do mercenário Han Solo em que ele atira em Greedo, um traficante espacial. Na versão original, Solo claramente atira nele primeiro e já na versão remasterizada, lançada 20 anos depois, Lucas modificou a cena fazendo com que Greedo atirasse primeiro e Han revidasse e isso matou toda a graça do personagem de Harrison Ford, já que Solo é conhecido por ser rude. Veja abaixo o trailer original do filme e em seguida a cena original e a versão modificada



















STAR WARS- EPISÓDIO V: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (Star Wars: Episode Y: The Empire Strikes Back, EUA 1980)


Esse é considerado não só pelos fãs, mas por muita gente como o melhor filme da saga e também como um dos melhores filmes de ação de todos os tempos. Com um tom mais sombrio que o anterior, e também com outro diretor ( Lawrence Kasdan), já que Lucas nesse filme é apenas o produtor, a saga de Luke para se tornar um Jedi continua. As cenas de ação são ainda melhores, em especial a cena da neve contra os robôs e a batalha entre Luke e Darth Vader. Essa cena é uma das mais célebres da saga. Como não ficar arrepiado na cena em que Vader revela a Luke que é o seu pai? Esse também é o filme com um dos melhores finais de todos os filmes da saga. Confira abaixo o trailer:







STAR WARS- EPISÓDIO VI: O RETORNO DE JEDI (Star Wars- Episode VI; The Return Of the Jedi)


Eu considero esse como um dos filmes mais fracos da saga. Com um tom mais infantil ( mas não tanto como o Episódio I), aqui vemos como termina a saga de Luke. Após os acontecimentos do filme anterior, o jovem descobre que para se tornar um Jedi, ele terá que enfrentar Vader novamente para enfim, se tornar um cavaleiro Jedi. Os destaques desse filme ficam para a batalha final entre a Aliança Rebelde e a nova Estrela da Morte ( a base Imperial)e claro, a luta entre Vader e Luke. Confira abaixo o trailer:









STAR WARS- EPISÓDIO 1: A AMEAÇA FANTASMA (Star Wars-Episode I; The Phantom Menace, EUA,1999)


E eis aqui o filme que originou esse post. Considerado por muitos como o pior filme da saga, p/ mim esse Episódio I foi uma tremenda decepção. Dezesseis anos depois de Retorno de Jedi, George Lucas retorna a direção com um filme infantil ao extremo e quase sem cenas de ação. Pouca coisa se destacou aqui: os pontos altos são Liam Neeson como o Jedi Qui Gon Jinn e Ewan McGregor que faz aqui o jovem aprendiz Jedi Obi Wan Kenobi ( interpretado na trilogia inicial por Sir Alec Guiness), a corrida de pods em Tattoine e o vilão ( mal aproveitado por sinal) Darth Maul. A luta entre os jedis e o lord Sith ( o chamado "Lado negro da Força") é o melhor momento do filme. Mas, se teve gente que criticou os Ewoks em O Retorno de Jedi por outro lado deve ter se lamentado pelo cineasta colocar algo pior no filme: Jar Jar Binks. ô criaturinha IRRITANTE. Os Ewoks pelo menos eram mais divertidos que essa coisa. Outro ponto criticado foi a escolha de Jake Lloyd para o papel de Anakin Skywalker, que futuramente se tornaria Darth Vader. O garoto, que por sinal não sabe atuar, se mostrou tão irritante quanto Jar Jar. Esse filme fez com que muitos fãs ficassem desesperançosos quanto aos outros filmes da saga.





STAR WARS-EPISÓDIO II: O ATAQUE DOS CLONES ( Star Wars- Episode II: Attack Of The Clones, EUA,2002)


Depois de ter errado a mão no filme anterior, parece que Lucas aprendeu a lição nesse aqui. Com um tom mais sombrio do que o longa anterior, aqui vemos Anakin já como um aprendiz Jedi e dessa vez a trama gira em torno de uma tentativa de assassinato da Rainha Amidala. Aqui vemos como Anakin e Amidala se apaixonam, e é dessa união é que nascem os gêmeos Luke e Léia, da trilogia clássica. Enquanto boa parte do filme mostra o relacionamento entre os dois jovens, a outra metade é justamente o que os fãs esperam da saga. A parte da investigação de Obi Wan sobre o atentado é bem melhor que o "Momento Malhação" que é o amor  do jovem casal. Nesse filme vemos o porque que Yoda é considerado como "O mestre". A cena em que ele luta com o Conde Dooku é sensacional. O final do longa também é sensacional, com a Marcha Imperial, imortalizada pelo mestre John Williams.










STAR WARS-EPISÓDIO 3: A VINGANÇA DOS SITH ( Star Wars-Episode III: Revenge of The Sith, EUA,2005)



Dos três filmes lançados dessa nova trilogia, esse é o melhor. Aqui vemos como Anakin se transformou em Darth Vader. Utilizando o mesmo tom sombrio do anterior, vemos como o jovem Anakin, depois de realizar o seu sonho de ser um cavaleiro Jedi sucumbe ao poder do Lado Negro da Força. O longa tem diversos bons momentos como a visita ao planeta Kashyyyk, onde pela vemos os Wookies ( a raça de Chewbacca ,parceiro de Han Solo, que aparece na trilogia original) e claro, a cena onde Anakin deixa de ser um Jedi, para finalmente se tornar um Lorde Sith, onde ele entra numa academia de jovens aprendizes e simplesmente massacra a todos que lá estão. Mas o ponto alto e também, o mais esperado pelos fãs é sem dúvida nenhuma o duelo entre Anakin e Obi Wan,que ficou simplesmente sensacional. Um momento de arrepiar é quando,depois desse duelo, Anakin ressurge vestindo a armadura de Darth Vader, e com direito ao vozeirão de James Earl Jones ( que dublou o vilão na trilogia original) e a Marcha Imperial.







Depois desse filme, George Lucas disse que não faria os episódios VII,VIII e IX, como havia previsto originalmente e que  a saga continuaria em formato de série de TV  e que focaria o que acontece entre os episódios III e IV, porém seria focado em personagens secundários e não na família Skywalker, como nos filmes. Recentemente, o cineasta anunciou a sua aposentadoria dos blockbusters. Ele também disse que entregaria a saga a diretores novatos para dirigirem os episódios da vindoura série. Agora é esperar e torcer para que essa série não manche o nome da saga.

Bom, no mais é isso ai e QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS!!!!!!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário