quinta-feira, 1 de março de 2012

setlists: saber ou não saber?

Olá pessoal!!!!!!! outro dia estava lendo na internet sobre os shows das bandas gringas que vem p/ cá e notei que em todas as matérias sempre era divulgado o setlist de algum show da turnê para o público tirar como base do show que será realizado em terras tupiniquins. Daí eu fiquei pensando o seguinte: Se as pessoas verem o repertório, na hora do show perderia um pouco da graça de se ir a shows, certo?

Lembro me uma vez, há uns 14 anos atrás, iria rolar um festival em BH chamado Crash of The Titãs ( ou algo parecido) no aniversário da cidade e contaria com as bandas Megadeth, Whitesnake, Quenensrÿche, Tianastácia e Overdose. Me recordo de que quando fiquei sabendo, por intermédio de amigos que Dave Mustaine & cia tocariam na capital miniera ( coisa que até então eu achava IMPOSSÍVEL de rolar) eu e o meu irmão ficamos discutindo sobre com qual música eles iriam abrir o show. Discutimos sobre se seria com Holy Wars ou Skin O'My Teeth, já que essa última era a música que eles estavam utilizando na abertura dos shows da turnê passada. Eu ainda disse a ele que estava ficando louco... que eles jamais abririam com Holy Wars... talvez fechassem o show com ela. Quando começou o show, após uma introdução orquestrada, qual foi a nossa surpresa? Os caras abriram o show com Holy Wars!!!!!!!!!! Fiquei extasiado na hora em que vi os caras tocando a música alí na minha frente. Dali em diante ficávamos nos perguntando: " o que será que vem na sequência?", e assim foi durante todo do show.

Hoje em dia, isso já não ocorre mais. Basta ir nas comunidades das bandas em redes sociais e ver qual foi o repertório do último show para saber quais músicas eles vão tocar e quais ficarão de fora. Isso p/ mim,é algo que não concordo. Tudo bem, se você quiser ir lá e ver o set ok, é um direito seu. Mas p/ mim, perde um pouco do encanto de ir aos shows, ter aquela sensação de surpresa quando alguém toca uma música que você não esperaria que esta ou aquela determinada banda tocasse.

Um raro exemplo de banda que sempre muda os repertórios dos shows é o Pearl Jam. Na mais recente passagem dos caras pelo nosso país, nenhum show teve o mesmo repertório. Claro que teve músicas que não poderiam faltar como Jeremy, mas em alguns dos shows eles surpreenderam ao tocar por exemplo, Oceans, faixa que raramente é executada nos shows e isso é o diferencial da banda. Você nunca sabe o que eles vão tocar, o que torna cada concerto uma experiência única.

Por isso digo que se eu for a um show de uma determinada banda, não vou querer saber qual será o repertório que eles estão tocando na turnê, ou qual foi o do último show em tal país ou cidade, justamente para manter a sensação de surpresa quando subirem ao palco o que eu acredito que torna cada show independente de qual artista seja, uma experiência singular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário