segunda-feira, 25 de junho de 2012

Crítica: Os Vingadores

Os Vingadores ( The Avengers, EUA, 2012)

Esse é sem dúvida o melhor filme da Marvel, desde que ela se solidificou como um estúdio em 2008. A casa das Idéias começou o chamado "Projeto Vingadores" ao lançar em 2008 o longa  Homem de Ferro, que continha uma participação especial de Samuel L. Jackson no papel de Nick Fury. Daí em diante vieram O Incrível Hulk com Edward Norton no papel do gigante esmeralda, que continha uma participação de Robert Downey Jr na cena pós-créditos, Homem de Ferro 2, que teve uma participação maior de Jackson; Thor, que contou mais uma vez com a presença de Jackson na cena pós- créditos e por fim, Capitão América: O Primeiro Vingador, que novamente teve uma cena pós-créditos com a presença do ator.

O que nos leva a esse filme. Depois de preparar o terreno para a chegada desse longa, chegou a vez de reunir todos esses heróis em um longa bastante movimentado e que possui todos os elementos que fizeram a fama do supergrupo das HQs. Portanto podem esperar por boas doses de humor, que aliás permeia boa parte do filme.

A trama do filme gira em torno do artefato conhecido como Tesseract, que já foi visto anteriormente no longa do Capitão América e também no longa do Deus do Trovão. Após ser recuperado pela S.H.I.E.L.D, o vilão Loki vem a Terra em busca do cubo para tentar dominar o nosso planeta. Para tanto, ele acaba por controlar um dos membros dos Vingadores e um cientista, Dr. Selvig ( interpretado por Stellan Skäarsgard) para conseguir o seu intento. Após causar um rastro de destruição, o coronel Nick Fury não vê outra solução para deter o renegado deus asgardiano, a não ser reunir os heróis na esperança de poderem salvar o mundo.

E é ai que o filme mostra o humor tão característico das HQs. Ao serem recrutados, começam as piadas envolvendo cada um deles, sempre partindo de Tony Stark. O seu alvo para piadas na maioria das vezes é  Steve Rogers, pelo fato dele ter sido congelado e reencontrado 70 anos depois. Os outros personagens também tem seus momentos de humor, como Thor, que em uma cena em que Fury discute o que fazer para deter Loki, ele diz que não pode pelo fato dele ser seu irmão, e ao saber que ele tinha matado cerca de 80 pessoas ele responde dizendo q ele é adotado. Esse é um dos momentos mais hilários do filme.

As cenas de ação são um espetáculo a parte. Destacam-se a cena inicial, quando o vilão aparece na base da  agência de espionagem e destrói tudo o que vê pela frente. Outro destaque são as brigas entre os personagens:  Como todo grupo que se preze, logo de cara, os heróis não se dão bem, e por isso, antes de se entenderem, caem na porrada. A briga entre Thor, Capitão América e Homem de Ferro é sensacional, assim como a luta entre Thor e Hulk.

Vale ressaltar as atuações desse filme. Tom Hiddleton está mais despojado na pele de Loki, em vista da sua atuação em Thor. Aqui ele está mais malvado, mais insano. Embora Downey Jr seja o protagonista do filme, o destaque maior vai para Mark Ruffalo, que faz aqui um Hulk totalmente diferente do que vimos nos dois longas anteriores. O ator explora mais o lado humano de Banner. Se antes víamos o personagem tentando achar uma cura para o seu problema, aqui como ele consegue controlar o monstro.

Por ser fã de quadrinhos e também por ter escrito algumas histórias do grupo, o diretor Joss Whedon fez um filme para os fãs de quadrinhos em geral e uma das formas de homenagear os fãs mais radicais foi o Agente Coulson que simbolizou na tela todos os que curtem os heróis da Marvel.

Os Vingadores é para mim, um dos melhores filmes de heróis que já vi, pareando com Batman: O Cavaleiro das Trevas e X-Men: Primeira Classe. Resta saber agora se depois desse longa, a Marvel irá manter o padrão de qualidade com os filmes vindouros como as sequências Homem de Ferro 3, Thor 2, Capitão América 2 e etc, além da própria sequência dessa película. Se mantiver esse padrão, os fãs podem esperar por muitos bons filmes, e para finalizar, não poderia deixar de comentar o fato do filme ser a terceira maior bilheteria de todos os tempos e agora como diz a piada nas redes sociais, "Batman, faça a sua jogada".

P.S: Como todo filme da Marvel que se preze, esse também tem uma cena pós -créditos. Vale a pena ficar até o final, pois um importante personagem aparece.

Segue abaixo o trailer e o clipe extraido da trilha sonora do filme da banda Soundgarden:






Nenhum comentário:

Postar um comentário